CARNAVAL, 4a.FEIRA DE CINZAS, QUARESMA E PÁSCOA




Após o período momesco, gostaríamos de refletir inicialmente sobre a palavra CARNAVAL, que é originária do latim - “carnis levale” - e cujo significado é retirar a carne. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e, também, ao controle dos prazeres mundanos

A igreja sempre recomendou a imposição de cinzas (independente da pessoa ter brincado ou não). Esse SACRAMENTAL, da tradição da igreja primitiva, fundada pelo proprio Jesus Cristo, lembra-nos que estamos aqui de passagem (És pó e ao pó tu haverás de tornar – Gen.2.19), e que a vida de verdade (e sem fim), começa depois da morte (Páscoa). Portanto, nunca devemos nos esquecer disso. 

Daí recomenda-se o início de um período de maior espiritualidade (A QUARESMA), que serve de preparação para a nossa maior festa, A PÁSCOA DO FILHO DE DEUS, NOSSO REDENTOR E SALVADOR. Porque, se não existisse a Páscoa (passagem e a RESSURREIÇÃO PARA A VIDA ETERNA, vã seria nossa FÉ). 

Durante o período, algumas práticas são recomendadas para incrementar nossa espiritualidade. Por exemplo, maximize a ORAÇÃO (constante), o JEJUM (espontâneo e com amor, quando viável) e a CARIDADE (que é condição “sine qua non” para nossa Salvação).

Outras dicas para ajudar-nos nesses dias de QUARESMA, descrevemos a seguir.

Não faça muitas penitências e não exagere escolhendo o que você não pode dar conta de realizar.  Assim como Terezinha de Jesus, escolha coisas simples e pequenas, mas que seja capaz de levar com seriedade até o fim. 

Passemos, agora, a relacionar outras práticas que podem ajudar-nos.

  • Penitências gastronômicas: sair das refeições com um pouco de fome; tirar o açúcar do café e do suco; evitar o consumo exagerado de refrigerantes, bebidas alcoólicas, doces e chocolates; comer muitas verduras e legumes, mesmo as que não gosta muito; reservar um dia para jejum (além das sextas-feiras).
  • Penitências corporais: usar o celular apenas para assuntos estritamente essenciais; evitar gritos, falas altas, discussões; fazer leituras espirituais; trocar o elevador pela escada (quando viável); orar, se possível, de joelhos; fazer, ao menos, 15 minutos de silêncio todos os dias (interiorização).
  • Penitências morais: não fazer reclamações em vão das contrariedades do dia; louvar e agradecer o dom da vida; tentar fazer os serviços que lhe são incômodos, em casa e no trabalho; ajudar o próximo a não murmurar, não reclamar por besteiras; não fofocar; não julgar as pessoas e as situações; meditar os 10 mandamentos, se possível, todos os dias; fazer um exame de consciência diário; escolher pessoas diferentes, sempre que puder, para ajudar a manifestar carinho e amor; fazer atividades físicas, quando puder e evitando o comodismo do corpo.  
  • Outras ASCESES CRISTÃS: orar, ler e meditar a Palavra de Deus, ser generoso nas esmolas, visitar doentes, confessar-se, participar de mais de uma missa semanal (além da de preceito), atuar nas Vias Sacras, às 6as.feiras, orar a Liturgia das Horas, fazer peregrinações a Santuários, moderar as palavras, ter perseverança, humildade, Exercitar, temporariamente, pelo menos, Mortificações (parar com  o cigarro, a bebida, o churrasco, a TV, a Internet, o celular e outras tantas diversões para vencer as fraquezas da carne).

      Não esqueçamos, também, que a Igreja do Brasil inicia a Campanha da Fraternidade cujo LEMA, para o ano em curso, é "Vós sois todos Irmãos e Irmãs" e o TEMA é "Fraternidade e Amizade Social". Dessa forma, somos convidados a reduzir a violência e fortalecer a amizade social.

      Uma Semana abençoada pra todos(as).

Carlos José Mascarenhas, membro dos MESCE e PASCOM na PSPP.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres; conheça

Celebrações paralelas como o Ofício das Trevas ajudam fiéis a se aprofundarem melhor no mistério da Semana Santa

Clame a descida do Espírito Santo sobre si