José, da descendência de Davi


Fazemos memória a S. José, no ano em curso, excepcionalmente nesse sábado, dia 18, tendo em vista que a data, em que normalmente é celebrado (19), coincidiu com o 4° Domingo da Quaresma e as Normas Universais do Ano Litúrgico prioriza as liturgias do TEMPO QUARESMAL. Entre outros títulos, José é homenageado como: O justo, o operário, o esposo da Virgem Santíssima, o pai adotivo de Jesus, o Patrono da Igreja e dos moribundos. 

Justo, porque, mesmo com todos os grilos, surgidos com a gravidez, manteve-se em sigilo e não denunciou sua noiva ao Conselho dos Anciãos (ele a amava e sabia que seria apedrejada, em caso de suspeita de adultério). Operário, porque era um artífice (carpinteiro de profissão, conforme Mateus 13, inclusive, facultativamente, pode-se comemorar o seu dia a 1° de maio – Dia Universal do Trabalhador). Esposo da Virgem porque orou a Deus, na sua tribulação, e acreditou num mensageiro do Reino (Um anjo), que explicou-lhe a situação, desposando, então, Maria. Pai adotivo porque, junto com Maria, educou o Redentor, nos bons costumes e na fé. Patrono da Igreja porque, a ele o Senhor, nosso DEUS, confiou a Chefia da Família Sagrada. E, Patrono dos Moribundos porque, 2° a tradição, teve sua passagem, para a vida Eterna, rodeado por Jesus e por Maria; tal invocação deve-se a todos nós que gostaríamos de deixar esta terra tendo ao nosso lado Jesus e Maria.

Termino com a belíssima oração que o Papa Francisco nos enviou:  

“Salve guardião do redentor e esposo da Virgem Maria! 

A vós Deus confiou o seu filho; em vós Maria depositou sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia, coragem e defendei-nos de todo o mal.” 

(Papa Francisco, “Patris Cordi”). Fonte da Oração: Vatican News  

Artigo compilado pelo MESCE Carlos José M.dos Santos - PSPP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres; conheça

Celebrações paralelas como o Ofício das Trevas ajudam fiéis a se aprofundarem melhor no mistério da Semana Santa

Clame a descida do Espírito Santo sobre si